Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É Desporto

É Desporto

09 de Janeiro, 2020

Irmãos Paine. Quando ter pena abre caminho para a concorrência

Especial Jogos Olímpicos (Atenas-1896)

Rui Pedro Silva

Sumner Paine

Filhos de um general da Guerra Civil Americana, chegaram a Atenas para conquistar tudo o que havia para ganhar. Foram desqualificados da primeira prova por utilizar armas com um calibre proibido, venceram – esmagadoramente – a segunda prova e fizeram um acordo para que só um participasse no terceiro e derradeiro evento. Razão? Não humilhar os anfitriões gregos.

John Paine tinha 25 anos quando cruzou o Atlântico desde Boston até chegar a Paris. Os Jogos Olímpicos iam ser organizados em Atenas mas o atirador tinha outro objetivo em mente: convencer o irmão mais velho a ir com ele para a Grécia. A história é contada no diário de Sumner Paine: «Lembro-me de chegar a casa no último dia de março e ter encontrado o meu irmão no escritório. Nem sequer sabia que ele estava deste lado do Atlântico».

A conversa foi curta. John queria saber quando partia o próximo comboio para Atenas e apressar o irmão Sumner – dois anos mais velho – a fazer as malas e seguir com ele. Quando chegaram à Grécia, na véspera das primeiras provas de tiro, a vitória era o único objetivo.

A estreia foi amarga. John e Sumner eram melhores mas utilizaram uma arma com o calibre errado, proibido para aquele evento. Depois, fizeram o ajuste necessário e conquistaram os dois primeiros lugares no evento de 25 metros, sem qualquer tipo de concorrência.

Os dois tinham feito um pacto: quem quer que vencesse essa prova não participaria no terceiro evento, o de 30 metros. Foi John, então já campeão olímpico, quem ficou de fora, por uma simples razão – não queria humilhar os anfitriões gregos.

Mesmo sem John, a família Paine não teve dificuldades em conquistar mais um título. Sumner venceu o evento com praticamente 160 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (442 vs. 285), que foi um dinamarquês. Uma vez mais, os gregos não foram além da terceira posição. Curiosamente, os únicos dois eventos da modalidade em que os anfitriões não venceram foram precisamente aqueles em que os Paine foram campeões.

Com os Jogos Olímpicos para trás, os irmãos retomaram as suas vidas com… relativa normalidade. Em 1901, Sumner chegou a ser detido pela polícia. O campeão olímpico encontrou o professor de música da filha na cama com a mulher e decidiu disparar quatro tiros.

Sumner foi libertado depois de a polícia ter percebido quem era e de aceitar que os tiros tinham sido falhados de propósito.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.