Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É Desporto

É Desporto

21 de Janeiro, 2020

Frank Kugler. Ganhar medalhas em três modalidades

Especial Jogos Olímpicos (St. Louis-1904)

Rui Pedro Silva

Halterofilismo em 1904

Nasceu na Alemanha como Carl Schuhmann mas fez história olímpica ao serviço dos Estados Unidos. Na terceira edição da era moderna, em St. Louis, tornou-se o primeiro, único e provavelmente último atleta a conquistar uma medalha em três modalidades diferentes: luta livre, halterofilismo e jogo da corda.

Carl Schuhmann foi uma das principais figuras da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1896, em Atenas, ganhou quatro medalhas em duas modalidades (luta greco-romana e ginástica artística) mas mostrou que era capaz de muito mais e esteve perto de subir ao pódio no atletismo – quinto lugar no triplo salto – e no halterofilismo – quarto posto.

É preciso compreender que os tempos eram outros. Os profissionais não podiam participar e não havia um nível de participação muito grande. As comitivas do país anfitrião compareciam em peso e tornavam-se, com toda a naturalidade, a maior potência ao nível do número absoluto de medalhas conquistadas.

De certa forma, a capacidade de praticar mais do que um desporto – ainda que apenas consideravelmente – poderia ser mais do que suficiente para dar cartas em várias modalidades olímpicas. A evolução não tira mérito a Carl Schuhmann nem a Frank Kugler, apenas os torna mais especiais.

No caso da vedeta de 1904, o feito continua a ser inédito e dificilmente poderá vir a ser batido no futuro. Mesmo sem ter essa noção, estabeleceu um recorde com toda a naturalidade e tornou-se o medalhado olímpico mais eclético na história do desporto.

O único problema? Fazer lembrar a crítica que se faz a quem é polivalente: é aquele que faz muita coisa mas não é muito bom a fazer nada. Traduzido para a edição de 1904, Kugler pode ter conquistado medalhas em três modalidades diferentes mas não levou um único título olímpico para casa.

Na luta livre, disputou a medalha de ouro na final mas perdeu com o compatriota Bernhoff Hansen, enquanto no halterofilismo somou duas medalhas de bronze e no jogo da corda também não foi além do terceiro lugar na prova por equipas.

Podia ter sido melhor? Claro. Mas continua a ser histórico.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.