Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É Desporto

É Desporto

Bill Russell. O dia em que falhou um jogo por causa do… Lamborghini

Bill Russell e Red Auerbach são sinónimos de glória nos Celtics

Celtics jogavam em casa com os Warriors num dia marcado por uma tempestade de neve arrasadora. A maior parte dos jogadores foi obrigada a deixar os carros para trás e seguir a pé para o pavilhão mas Bill Russell, treinador/jogador, não quis deixar o seu Lamborghini abandonado numa ponte.

 

Quarta-feira, 15 de novembro de 1967. Os Celtics começaram a temporada com onze vitórias nos primeiros 13 encontros e Bill Russell está determinado em reconquistar o título para a equipa de Boston. Em 1966, Red Auerbach decidiu substituir o cargo de treinador pelo de diretor-geral e convidou Bill Russell, o principal pilar da equipa, para desempenhar a função de jogador/treinador.

 

Não foi a primeira escolha. Antes de Russell, houve três negas: Frank Ramsey, Bob Cousy e Tommy Heinshohn. Bill Russell aceitou e fez história, tornando-se o primeiro treinador negro a assumir uma equipa na NBA. «Se o Red me convidou, é porque acha que sou capaz de orientar a equipa com sucesso.»

 

A primeira época foi um fracasso. Pela primeira vez em nove anos, os Celtics não conseguiram ser campeões. Mas, para 1967/1968, a fasquia voltava a estar elevada e o arranque de época provava que Bill Russell queria ter sucesso nas novas funções.

 

Naquela quarta-feira de novembro de 1967, Russell não apareceu para o jogo com os San Francisco Warriors. «Na minha primeira temporada em Boston, houve uma enorme tempestade que deixou a cidade atolada em neve», contou Bailey Howell.

 

«O John Havlicek ficou preso na ponte Mystic River, deixou a mulher com o carro e correu o resto do caminho. Eu também tive de andar uma milha. O Russell ficou preso na mesma ponte, mas não estava para abandonar o seu Lamborghini.»

 

A história é corroborada por Rick Weitzman. «Estava no meu carro, a pensar no valor da minha multa por chegar atrasado quando vi o Havlicek passar a correr ao meu lado. Perguntei-lhe o que estava a fazer. Ele disse-me para deixar o carro na via de emergência e ir com ele. Estávamos a duas milhas do pavilhão.»

 

Weitzman garante que só conseguiram chegar a horas porque o jogo foi adiado alguns minutos por causa do tempo. «O único que não chegou ao jogo, que acabámos por ganhar, foi o treinador, Bill Russell. O Red Auerbach foi obrigado a treinar a equipa. O Russell só chegou dez minutos depois do final do jogo. “Espero que o treinador Russell multe o seu melhor jogador por faltar ao jogo. E espero que seja um grande valor” foi o que o Red lhe disse.»

 

O jogo também ficou na memória de John Havlicek, um dos jogadores mais importantes na história dos Boston Celtics. «Nunca esquecerei esse dia, em que o Russell era treinador/jogador e falhou um jogo por causa de uma tempestade de neve. O Red teve de sair da bancada para fazer de treinador, e o Wayne Embry foi titular no jogo com os San Francisco Warriors, que tinham o Nate Thurmond», contou.

 

Os Celtics venceram o jogo por 113-110 (Nate Thurmond fez 20 pontos e 23 ressaltos, enquanto Wayne Embry registou 16 pontos e 12 ressaltos), mas Red Auerbach «não foi nada simpático com o Russell».

 

«Como é que podes ser o treinador e não aparecer para um jogo por causa de uma tempestade de neve, enquanto todos os outros conseguiram chegar?», perguntou-lhe. Bill Russell reagiu com alguma vergonha: «Bom, é que o meu Lamborghini…». «O teu Lamborghini?! Esquece esse Lamborghini e arranja um jipe», respondeu-lhe Red Auerbach, secamente.

 

O episódio não passou de uma curiosa nota de rodapé na temporada. Bill Russell não voltou a falhar a jogos, pelo menos por este motivo, e partiu para o seu primeiro título como treinador, derrotando os LA Lakers na final por 4-2. Na época seguinte, alcançou o 11.º título da carreira (nove como jogador apenas e dois como jogador/treinador), com novo triunfo sobre os Lakers, agora por 4-3.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.